O processo de emissão de um CTe de subcontratação ou redespacho sem o arquivo XML segue praticamente os mesmos passos de uma emissão de subcontratação com a importação do arquivo XML. Entretanto, inserimos no tutorial abaixo o que há de diferente.
Atenção: devido à falta do arquivo XML, você precisará preencher todos os campos necessários manualmente e isso serve para todas as etapas da emissão.
Passo 1 - Na página principal, clique no botão "Emitir CTe", localizado no bloco de informações da sua empresa.
Passo 2 - Ao clicar no botão de emitir CTe, vá direito para a aba "Geral" e selecione o tipo de serviço desejado: subcontratação, redespacho ou redespacho intermediário. Em seguida, preencha os demais campos dessa aba e da aba "Modal".
Passo 3 - Na aba "Carga", vá até o campo do tipo de documento e selecione a opção "NF-e" e em seguida, clique no botão "Adicionar".
Passo 4 - Ao abrir uma nova janela, você deverá preencher a numeração da chave de acesso da NF-e, que se encontra no documento do CTe primário.
Feito isso, clique em "Salvar" e preencha os demais campos normalmente, também da aba "Valores" e siga para a última etapa "Avançado".
Passo 5 - Na aba "Avançado", você vai clicar em: Dados da carga > Anteriores > Adicionar, para inserir as informações do primeiro CTe da sua operação.
Passo 6 - Ao abrir a nova janela, preencha os campos com as informações da empresa que emitiu o CTe primário e depois, clique em "Editar documento eletrônico".
Passo 7 - Na nova janela, você vai preencher o campo com a chave de acesso do CTe, também localizada no documento do CTe primário. Em seguida, clique em "Salvar".
Passo 8 - Por fim, salve as informações preenchidas e clique em "Concluir" para emitir o documento.