Atenção
Esta é uma versão inicial da emissão de CIOT. Por isso, alguns campos ainda precisam ser preenchidos manualmente. Mas em breve, será lançada uma atualização com o preenchimento automático de mais informações.
Você pode consultar a maioria dos dados necessários para preencher o CIOT na versão em PDF do documento importado para emissão do MDFe.
Lembre-se de preencher corretamente todos os campos obrigatórios.
O uso de endereços, números ou outros dados incorretos pode causar problemas na sua operação.
Passo 1 - Na tela de edição do MDFe, após importar um documento, clique no botão Emitir CIOT.
Passo 2 - Antes de iniciar o preenchimento dos campos, selecione o tipo de empresa emitente do MDFe.
Passo 3 - Na área de carga, após informar os dados do documento importado, digite o tipo de mercadoria no campo NCM. Você pode pesquisar pelo número ou nome.
Passo 4 - Nas áreas de tomador do serviço e destinatário, preencha os dados das empresas. Ao preencher o CEP de cada um, as outras informações dos endereços vão carregar automaticamente (exceto o número).
Passo 5 - Na área de percurso, após preencher os CEPs e os munícipios de origem e de destino, informe a distância aproximada entre eles.
Observação: você pode obter a distância traçando uma rota no Google Maps.
Passo 6 - Na área de transporte, verifique se os dados do contratado (que é o proprietário do veículo) estão corretos; confirme também se a CNH e o telefone do motorista estão certos. É só clicar no ícone de editar o motorista.
Passo 7 - Em meio de pagamento, informe os dados bancários por onde o contratado vai receber o pagamento.
Observação: no momento, só é possível fazer o pagamento por transferência bancária. Em breve, o pagamento via PIX será liberado.
Passo 8 - Por fim, na área de composição do frete, preencha o valores de adiantamento e restante do frete (se houver). Em seguida, clique em Emitir CIOT.
Observação: os campos de IRRF, INSS e SEST/SENAT são os impostos relacionados à contratação do transportador autônomo. Para obter esses dados, entre em contato com a contabilidade da sua empresa ou o com o setor responsável.
Passo 9 - Após emitir o CIOT, salve a declaração (que vai abrir numa nova aba) em seu computador.
Pronto! Agora é só conferir o MDFe e finalizar a emissão.