Informações importantes sobre a emissão do MDFe em contingência:
Você pode emitir um MDFe em contingência quando o servidor da Sefaz estiver fora do ar. Nessa situação, é possível fazer a emissão em contingência ou esperar o servidor voltar ao normal.
Quando você emite o MDFe em contingência, não significa que foi autorizado pela Sefaz. Isso apenas permite transportar sua mercadoria com o documento em modo contingência. Logo após a emissão, o documento precisa ser autorizado em até 168 horas (7 dias), segundo as regras da Sefaz.
Se o documento voltar com rejeição após nosso sistema enviar para a Sefaz autorizar, é sua responsabilidade ajustar o documento e tentar emitir novamente.
Passo a passo para emitir um MDFe em contingência
Passo 1 - Primeiro, você precisa habilitar o botão de emissão em contingência.
Para fazer isso, acesse a página de Configurações > Configurações Padrão, habilite a opção de emitir MDFe em contingência e em seguida, clique em Salvar.
Passo 2 - Na página lista de MDFes, selecione o documento que possui o status "Em digitação" ou "Assinado" e clique no botão Emitir em contingência.
Passo 3 - Na tela seguinte, clique no botão Emitir.
Passo 4 - Feito isso, o documento auxiliar do MDFe será gerado com a marca d'água "emissão em contingência", identificando que o documento foi emitido, mas ainda não autorizado pela Sefaz.
Passo 5 - Para autorizar o MDFe que foi emitido em contingência, basta a acessar a página de MDFes, selecionar o documento que se encontra com a situação "emitido em contingência" e clicar em Emitir MDFe.