Olá,

tudo bem?
Vamos verificar abaixo um pouco do que é EDI e quais os seus benefícios na otimização dos seus processos.

INTRODUÇÃO

De maneira simplificada, o EDI é uma troca de informações entre diferentes sistemas. No cenário do transporte é muito utilizado entre transportador e embarcador. Essa troca de informações minimiza a chance de erros e facilita a emissão dos documentos de transporte.

EDI NOTFIS

Quando o embarcador (a pessoa encarregada da responsabilidade do transporte de mercadorias) envia para a transportadora um arquivo que contém informações sobre as notas das mercadorias. Com este arquivo, a transportadora importa para dentro do seu sistema as notas e automatiza a emissão do CTE, a partir das informações que constam no arquivo NOTFIS.

EDI OCORREN

Em situações em que o sistema de uma transportadora envia ao embarcador um arquivo com informações atualizadas relativas às coletas e entregas efetivadas (ocorrências de transporte).

EDI CONEMB

É o formato de mensagem dos conhecimentos embarcados. Neste arquivo, são informados os dados dos CTes (conhecimento de transporte eletrônico), ou das notas fiscais de transporte, para conhecimento do embarcador sobre as operações de transporte que envolvem suas mercadorias e notas fiscais.

EDI DOCCOB

É o arquivo gerado pela transportadora onde serão informadas as faturas de cobrança para o seu cliente (embarcador). Este arquivo é utilizado como uma forma de cobrança dos serviços de transporte prestados.

Alguma dúvida? Entre em contato conosco. Com a Hivecloud você tem suporte 24h, todos os dias da semana. Sua empresa terá uma equipe técnica e especializada sempre a disposição. Para maiores informações, acesse: https://www.hivecloud.com.br/blog/

Encontrou a sua resposta?