Caso receba a mensagem: "Erro ao assinar documento: A3: Não foi encontrado nenhum certificado instalado a sua máquina com o CNPJ (xxxxxxxxxxxxxx)", isto significa que existe uma falha de conexão do certificado com o seu computador.

Essa falha pode ser um mal contato, as entradas do computador podem estar com defeito, ou até mesmo o cartão/pendrive.

Para correção deste erro deveremos seguir os passos abaixo:

Passo 1 - Clicar em PARAR e verificar se na lista de CERTIFICADOS DISPONÍVEIS aparecem o nome, CNPJ e Data Validade do certificado que está sendo usado;




Passo 2 - Se os campos CNPJ e Data Validade estiverem em branco você deverá remover o dispositivo (cartão/pendrive) e inserir novamente em uma entrada diferente. Em seguida irá clicar no ícone semicircular para atualizar as informações;


Passo 3 - Caso ainda não apareça, deve refazer o Passo 2, até que apareçam os dados;



Passo 4 - Com os dados visíveis você deverá iniciar o Gerenciador de Certificados e seguir com as emissões;



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